AMERIQUE LATINE - index    

Forum abc-latina

Discussions sur l' Amérique Latine

Vous n'êtes pas identifié.

  • |

#1 2011-06-16 14:46:02

Tobermory
Membre

A la découverte des quartiers de Rio I - C´est où Vila Valqueire?

Vu sur un blog...Je me suis bien marré. J´espère que ça vous donnera envie de visiter la zone nord de Rio.

La zone sud et la zone ouest suivent pour qu´y ait pas de jaloux!

ZONA CENTRAL:

Estácio, Cidade Nova e Catumbi:

Bairros de merda que ninguém sabe que existem – pelo menos não de nome. Ficam entre a Tijuca e o Centro da Cidade. Na verdade, as únicas provas de sua existência são o metrô e a prefeitura.

Lapa:

Historicamente ocupado por prostitutas, drogados, mendigos, travestis e cafetões. Hoje em dia é ocupado por prostitutas, drogados, mendigos, travestis e cafetões.

Rio Comprido:

Os moradores do Rio Comprido insistem que moram na Tijuca. Como se realmente fizesse diferença…

ZONA NORTE:

Andaraí:

Espremido entre a Tijuca, Maracanã, Grajaú e Vila Isabel, o bairro do Andaraí teve seus momentos de glória ao ser retratado na novela Celebridade, mas, atualmente, voltou a ser o que é na realidade: porra nenhuma. Confundido diversas vezes por seus limites, seus moradores admitem morar em todos os lugares adjacentes, menos no Andaraí.

Bonsucesso:

o bairro mais mal localizado da cidade, conseguindo a façanha de ser cercado por 17 favelas, e ainda sim ser o bairro mais evoluído da Leopoldina.

Cascadura:

Possui cerca de 1527 ônibus por habitante e uma estação de trem.

Cachambi:

Também conhecido como Norte Shopping.

Encantado:

É um bairro que não existe, está cadastrado por engano pela prefeitura. Alguns dizem que foi fundado pelo filho da Fada Madrinha.

Engenho de Dentro:

É um pardieiro onde a única coisa que presta é o recém construído Engenhão, Estádio alugado ao Botafogo (um time de merda com uma torcida chorona que não chega a 10 pessoas). O passatempo de seus moradores é ficar fofocando na fila do Guanabara.

Grajaú:

A definição correta para este lugar é "porra nenhuma", pois todos o consideram Grajaú um sub-bairro, mas não é da Tijuca e nem de Vila Isabel. Reza a lenda que existe uma reserva florestal por lá, mas ao que parece não passa de mais uma lenda urbana.

Inhaúma:

Se o nome já é feio, imagina o bairro… seu maior ponto turístico é um cemitério onde pervertidos se encontram a noite para fazer sexo.

Madureira:

O segundo lugar mais quente e zoneado do mundo. O bairro atrai macumbeiros e tias vendedoras de salgadinhos de toda cidade em busca dos produtos de "excelente qualidade" comercializados no Mercadão de Madureira (conhecido como o shopping da macumba).

Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes:

Quando você ouvir alguém dizer: ihhh isso é lá na casa do caralho! a coisa fica num desses bairros.

Maracanã:

É uma extensão da Mangueira, com favelas verticais chamadas de prédios. Não há nada o que se fazer lá, a opção é se tornar um dos 30 moradores que correm em volta do estádio todo dia. Basta chover e pode-se esquiar ou andar de jetsky pelas ruas alagadas do bairro.

Méier:

A capital do subúrbio carioca. Habitado por gente cafona, mas metida a descolada e moderninha. É dividido ao meio pela linha do trem, criando a noção de possuir uma metade feia e outra mais ainda.

Ilha do Governador:

A Ilha é uma espécie Niterói que fede. Se não fosse pelo aeroporto do Galeão ninguém, são, iria até lá. Como está fora do continente os moradores acham que estão em uma comunidade de elite, mas na verdade é uma Vila da Penha cercada de cocô por todos os lados.

Lins de Vasconcelos:

Local Incerto e Não Sabido – L.I.N.S.

Olaria:

Um pobre bairro que fica entre Penha e Ramos que não tem nada de especial, a não ser pelo seu famoso clube onde acontecem grandes bailes, como o Baile do Havaí e as domingueiras que aglomeram massas de toda parte da Leopoldina e seus cabelos empastados de creme. Tem também uma "praça de alimentações", a famosa 5 Bocas.

Irajá:

Só Greta Garbo pra ir até lá ou Gilberto Gil pra inserir esse bairro horrível em uma de suas músicas. A principal atividade econômica do bairro é o cemitério.

Del Castilho:

Se resume a algumas coisas: o shopping Nova América, favelas e o cofre forte da Igreja Universal do Reino de Deus.

Pavuna, Anchieta, Ricardo de Albuquerque e adjacências:

Fazem fronteira com nobres municípios da Baixada Fluminense como Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis. A principal atividade econômica dos bairros é a indústria funerária, a exploração de serviços como a gatonet e a gato-velox e o jogo do bicho.

P.S.: As adjacências são lugares como Guadalupe, Jardim América, Costa Barros, Barros Filho, Acari, Coelho Neto e Parque Colúmbia, que deveriam ser cercados por grades.

Pilares e Tomás Coelho:

Conhecida por ser sede da rebaixada Caprichosos de Pilares, que se localiza embaixo de um viaduto mais usado como banheiro masculino. Resume-se apenas em um viaduto, camelódromo e favelas. Os moradores também tentam incluir o Norte Shopping no bairro, mas na verdade fica no bairro vizinho, Cachambi.

Todos os Santos:

Duvido que você saiba onde fica!! Os moradores desse bairro têm grande dificuldade de pegar táxis, já que nenhum taxista conhece o bairro de nome.

São Cristóvão:

Lugar feio, sujo e caindo aos pedaços. Hoje se resume à estação de trem-metrô e à Quinta da Boa Vista.

Santa Cruz, Campo Grande, Realengo e Bangu:

Juntamente com Cuiabá, são fornos disfarçados. Aparelhos de ar condicionado não funcionam porque derretem.

Tijuca:

Fica num vale abafado cercado de favelas habitadas por gente miserável. Composta ex-revolucionários, comunistas e anarquistas. Os tijucanos podem ser facilmente reconhecidos. São caboclos pensando ser ingleses. Sua mais nova invenção está em chamar a praça Varnhagem (também chamada de "Buxixo", pelo tijucano) de Baixo Tijuca, imitação deprimente do Baixo Gávea. Largue sua sogra por 10 minutos na Tijuca que uma bala perdida resolve seu pobrema.

Vila da Penha:

Como a Vila Valqueire é um bairro de pobre metido a rico. É cheio de casas antigas e feias. A maior diversão dos moradores é fazer caminhada no valão, Ops! a rua Oliveira Belo. Ainda existem moradores que acham que a Vila da Penha não possui favelas por perto.

Vila Isabel:

É uma reta que só tem boteco, casa de vila, outro boteco, casa de vila, outro boteco… ah, e uma porrada de pedras portuguesas soltas pelas calçadas.

Vila Valqueire:

Um bairro nos confins (realmente lá no inferno) do subúrbio habitado por uma gente muito feliz só por não estar na merda total que estão seus vizinhos Campinho, Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes. Se for telefonar para alguém que mora lá faz um 21… O bairro mais próximo fica várias léguas de distância.

Vicente de Carvalho:

Dividido pelo metrô, tem o lado da favela (favela sem shopping) e o lado do shoping (favela com shoping). tem como cidadão ilustre o falecido Escadinha, traficante famoso. Assim como o binômio Tijuca-Rio Comprido, os seres viventes nessa área juram que moram na Vila da Penha, bairro "nobre"(??) das adjacências.

Hors ligne

#2 2011-06-16 14:51:10

axiom
Membre

Re : A la découverte des quartiers de Rio I - C´est où Vila Valqueire?

Salut tobermory wink

c'est que pour les touristes lusophones alors ?

Hors ligne

#3 2011-06-16 15:20:26

Tobermory
Membre

Re : A la découverte des quartiers de Rio I - C´est où Vila Valqueire?

axiom a écrit :

Salut tobermory wink

c'est que pour les touristes lusophones alors ?


Cette magnifique prose (presque de la poésie d´ailleurs) n´est pas de moi, donc je la livre brute. Mais bon, je traduis rapidement trois quartiers chers à mon coeur:


Andaraí:

Coincé entre Tijuca, Macarana, Grajau et Vila Isabel, le quartier d´Andarai a eu ses moments de gloire lorsqu´il a servi de décor à la novela Celebridade, mais, il est aujourd´hui redevenu: rien du tout. Souvent trompés par les limites du quartier, ses habitants n´admettent habiter que dans les quartiers adjacents, mais jamais à Andarai.

Tijuca:

Situé dans une vallée étouffante entourée de favelas peuplées de miséreux. Ses habitants sont des ex-révolutionnaires, des communistes ou des anarchistes. Les tijucanos sont facilement reconnaissables: ce sont des ploucs que se prennent pour des anglais.
La dernière mode est d´appeler la Place Varhangem de "Baixo Tijuca", imitation déprimante du Baixo Gávea.
Laisse ta belle-mère 10 minutes à Tijuca et une balle perdue résoudra le problème.

Vicente de Carvalho:

séparé par le métro, il y a le côté de la favela (favela sans shopping) et le côté du shopping (shopping sans favela). Un de ses citoyens illustres est feu Escadinha, traficant fameux. Tout comme le binome Tijuca-Rio Comprido, les êtres vivants de cet endroit jurent qu´ils habitent à Vila da Penha, quartier "noble" (??) des environs.

Hors ligne

#4 2011-06-16 15:42:19

axiom
Membre

Re : A la découverte des quartiers de Rio I - C´est où Vila Valqueire?

LOL t'es donc une sorte de che en zone revolutionaire .. wink

Hors ligne

#5 2011-06-16 15:51:17

Jaganda
Membre

Re : A la découverte des quartiers de Rio I - C´est où Vila Valqueire?

C est plein d humour ce blog..
Et ce blogueur ..donne t'il son adresse !

Hors ligne

#6 2011-06-22 13:09:32

Tobermory
Membre

Re : A la découverte des quartiers de Rio I - C´est où Vila Valqueire?

Jaganda a écrit :

C est plein d humour ce blog..
Et ce blogueur ..donne t'il son adresse !


http://www.maismoreno.net/

Hors ligne

#7 2011-06-22 13:13:35

Tobermory
Membre

Re : A la découverte des quartiers de Rio I - C´est où Vila Valqueire?

Petite actualisation personnelle: j´ai ajouté la semaine dernière Santa Cruz à ma liste des quartiers de Rio "où je suis allé une fois de ma vie et où probablement je ne retournerai jamais". Mes impressions: c´est loin.

Hors ligne

Pied de page des forums

Propulsé par FluxBB

© 2001-2018 abc-latina - Tous droits réservés
abc-latina.com - L' AMERIQUE LATINE sur Internet