Chico brasil a écrit :voici un article qui devrait faire couler pas mal d'encre quand je vois que des entreprises Française proposent à certain de leurs cadres de les envoyer au Brésil en expatriation avec un salaire de 5000 à 7000 R$ /mois et quelles trouvent que cela est déjà pas mal, elles pourront réfléchir à la réalité sur place du marché du travail et ces cadres "expatriés" auront l'impression de s'être fait "b......" en comparant leurs rémunérations à celles de leurs collègues de bureau....
http://oglobo.globo.com/economia/remune … os-3377799
Gostei muito do artigo, obrigado!
Eu nao li todos os outros posts, mas pessoalmente ja fiz os calculos de quanto precisaria ganhar no Brasil pra poder ter o mesmo nivel de vida que aqui. (moro na França).
E realmente precisaria ganhar bem mais do que o dobro, pois tudo custa ai no Brasil: por ex, os meus filhos aqui nao precisam frequentar uma escola particular, as escolas publicas sao muitos boas. E tem o preço exorbitante no Brasil dos planos de saude, dos seguros, dos imoveis.
Outro ponto importante dos salarios no Brasil é que uma empresa no Brasil pode "se permitir" de pagar altos salarios pois pode se equilibrar nos outros salarios muitos pequenos, coisa que aqui nao é possivel. O salario minimo françes sendo "mais correto", a repartição da massa salarial de uma empresa nao permite des desigualdades tao grandes ( nao estou falando das empresas cotadas na bolsa, é logico!!!mas das PME -pequenas e médias empresas nao cotadas ).