Dans la série ..... les compteurs marchent ils bien ou non :-)
Ampla não vai suspender instalação de medidores eletrônicos
Executivo da empresa diz, durante audiência na CPI da Alerj, que não há motivos para suspender instalação dos chips eletrônicos
Da Agência CanalEnergia, Consumidor
04/10/2007
O presidente da Ampla, Cristian Fierro, afirmou, durante audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, que não há motivos para suspender a instalação dos chips eletrônicos. De acordo com ele, a empresa vai refaturar para os usuários o consumo que tenha subido muito mais do que o normal. A CPI da Alerj investiga as denúncias de irregularidades nos medidores da distribuidora.
O ex-presidente da concessionária, Marcelo Llévenes, registrou que cerca de 40% dos 290 mil clientes que já possuem o sistema de chips consomem menos do que quando a medição era feita com o medidor eletromecânico e que apenas 2% dos consumidores reclamaram do aumento de preços.
De acordo com ele, isso prova que os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, que dão conta de que 200 mil clientes podem ter sido prejudicados, estão incorretos.
Como, durante a reunião, os diretores da empresa não conseguiram fornecer alguns dados técnicos, o presidente da comissão, deputado Marco Figueiredo (PSC), marcou uma nova reunião para o dia 24 de outubro, para que representantes do corpo técnico da Ampla possam esclarecer alguns pontos específicos.
Segundo Figueiredo, a intenção da comissão é reunir o maior número de informações possível para levar para o encontro com a Agência Nacional de Energia Elétrica que vai acontecer no dia 9 de novembro, em Brasília.
Je vous rappelle que l'ex CERJ aujourd'hui Ampla devrait continuer d'installer ses compteurs "electroniques" et notamment ceux qu'elle met tout en haut des poteaux pour éviter ce que l'on appelle pudiquement les "pertes non techniques" autrement dit les "gatos"... ( pour la Light cela représentait par moment presque 20% de l'energie fournie...)
Ces compteurs sont interrogeables à distance y compris par le client et bien sur hors de portée du client pour éviter qu'il modifie le compteur :-)
http://www.funcoge.com/juridico/Arquivo … _Ampla.pdf
http://www.rpmbrasil.com.br/cc%20Ricardo%20Vidinich.pdf
Il y a un autre truc qui était en test.... .... O medidor "pre-pago" .... mais je ne sais pas où en était cette histoire ..
Ampla inicia implementação do faturamento pré-pago a partir de julho
Empresa espera atender parte dos 120 mil clientes com medição eletrônica
Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Consumidor
23/06/2006
O sistema de faturamento pré-pago de energia chega ao Brasil em julho pelas mãos da Ampla (RJ). A distribuidora pretende apresenta no próximo mês a proposta comercial do sistema, que deve conquistar parte dos 120 mil clientes com medição eletrônica atualmente. Marcelo Llévenes, presidente da Ampla, disse que a empresa não tem uma meta determinada de atendimento. "Como é um sistema inédito no país, não temos uma meta definida", explicou.
Pelo sistema pré-pago o cliente comprará créditos que serão debitados à medida que a energia é usada. Os clientes serão avisados com dois dias de antecedência sobre o fim dos créditos. Llévenes disse que a empresa disponibilizará equipamentos nas lojas de atendimento para aquisição dos créditos. A medição eletrônica, que permitiu a implantação do pré-pago, deve atingir, até o fim do ano, 250 mil clientes, segundo as previsões da empresa.
Segundo Llévenes, dos clientes que adotoram a medição eletrônica, 50% tiveram redução no consumo de energia e 10%, aumento. Neste caso, observou o executivo, a empresa informa, já na primeira conta, de quanto será o gasto do cliente se a tendência de consumo mantiver a curva atual. O presidente da Ampla disse também que a empresa agenda visitas de especialistas aos clientes, que os ajudarão a entender o motivo do aumento da conta. Os profissionais realizam de 1,5 mil a 2 mil visitas por mês.
A empresa também tem atuado nas residências dos consumidores de baixa renda para substituir a fiação elétrica interna e a borracha de vedação das geladeiras. Esse trabalho, incluído no programa de eficiência energética, já beneficiou 6 mil clientes, dos 50 mil pretendidos para este ano. "Esses clientes têm conseguido uma economia de até 70% nas contas após essa intervenção", contou Llévenes.